22 de junho de 2020

Cinco dúvidas sobre reprodução assistida

Dr. Ernesto Valvano esclarece as mais procuradas na internet

Quem é o responsável pela infertilidade do casal? Quais as chances de engravidar no primeiro tratamento? Posso engravidar de gêmeos? E escolher o sexo de bebê? Vou conseguir engravidar com 100% de certeza?

Essas são algumas das dúvidas mais procuradas na internet sobre reprodução assistida, conjunto de técnicas que busca viabilizar a gestação entre casais com problemas de infertilidade.

Para ajudar quem está procurando por informações sobre o assunto, o Dr. Ernesto Valvano (CRM/SP 48.716), que é ginecologista e integra a equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba (CRHP), explica os fatores que influenciam a resposta para cada uma delas. Confira a seguir!

Quem é o responsável pela infertilidade do casal?

Dr. Ernesto Valvano – Os estudos atuais mostram que a causa da infertilidade está ligada 30% à mulher, 30% ao homem, 30% aos dois e 10% não se consegue determinar a causa, o que chamamos de infertilidade sem causa aparente.

Quais as chances de engravidar no primeiro tratamento? 

Dr. Ernesto – Isso vai depender da idade, do número e da qualidade dos embriões e da receptividade endometrial (alterações que o endométrio sofre, melhorando a capacidade de receber o embrião).

A idade é o principal fator, pois altera a qualidade dos óvulos, principalmente a partir dos 35 anos, e um óvulo ruim diminui as chances de termos bons embriões.

É possível engravidar de gêmeos?

Dr. Ernesto – Sim, é possível, mas não significa que o desejo de ter gêmeos vá se concretizar, pois dependerá diretamente do número e da qualidade dos embriões transferidos.

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina determina que mulheres de até 35 anos podem receber, no máximo, dois embriões. De 36 a 39 anos têm direito à transferência de três embriões e as acima de 40 anos podem receber quatro embriões.

Pode-se escolher o sexo do bebê?

Dr. Ernesto – A possibilidade de escolha do sexo do bebê só é possível quando existirem doenças que possam ser transmitidas aos filhos. Durante a consulta, o médico pergunta à paciente sobre a presença de doenças genéticas na família. Se houver, é necessário investigar mais a fundo.

Vou conseguir engravidar com 100% de certeza?

Dr. Ernesto Apesar de todos os avanços da medicina reprodutiva, ainda não é possível garantir 100% que a gravidez vá ocorrer. O principal fator prognóstico da gravidez é a idade da mulher.

O Centro de Reprodução Humana de Piracicaba está instalado no Hospital Santa Isabel, graças a uma parceria com a Santa Casa de Piracicaba.

Jornalista responsável: Arlete Maria Antunes de Moraes. MTB 0084412/SP.

 

Dr. Ernesto Valvano
Dr. Ernesto Valvano

Dr. Ernesto Valvano

Ginecologista | CRM/SP 48.716
  • Formado pela Faculdade de Medicina São José do Rio Preto
  • Especialista em ginecologia obstetrícia
  • Pós-graduado em Reprodução Humana Assistida
Saiba mais