6 de maio de 2020

Dia das Mães que se comemora junto!

No domingo, dia 10 de maio, ainda que distantes devido ao isolamento social, muitas famílias vão comemorar o Dia das Mães. E para muitas mães esta data terá um significado ainda maior: o da superação.  É o caso das pacientes que encontraram no Centro de Reprodução Humana de Piracicaba a possibilidade de realizar o desejo de serem mães, através da medicina reprodutiva. Poder fazer parte dessa realização é o que motiva a equipe do Centro a cada dia e o que transforma um procedimento médico em uma oportunidade de trazer felicidade às pessoas.

“Primeiro a gente visa ter um bom diagnóstico, tendo um bom diagnóstico, vamos ter um bom tratamento. Essa é a norma… Hoje, nós, com essas condições mais sofisticadas de tratamento, conseguimos levar a alegria de ser pai, de ser mãe, pra pessoas que antigamente não tinham essa possibilidade. Então, do ponto de vista pessoal, é exatamente o que nos move”, explica o Diretor do CRHP, Dr. Paulo Arthur Machado Padovani (CRM 39.536).

A filosofia do CRHP é cuidar dos seus pacientes com compreensão e responsabilidade. Isso se dá por meio da presença de profissionais de diferentes áreas que se somam para garantir uma abordagem ainda mais próxima e precisa durante o tratamento. Esse cuidado, leva o relacionamento médico x paciente a uma relação ainda maior de confiança, que se mantém, em alguns casos, mesmo após o término da convivência no consultório.  “Eu tenho pacientes [que fizeram o tratamento comigo] e até hoje são meus amigos”, conta o Dr. Ernesto Valvano (CRM/SP 48.716).

O Centro de Reprodução, une tecnologia de ponta e atendimento humanizado para fazer com que cada paciente encontre um ambiente seguro para a realização dos seus desejos, além do apoio para que o caminho até uma gestação seja vivido de maneira tranquila, segura e feliz pelo casal. “Uma das coisas que mais nos move é ver a alegria dos pais quando eles conseguem a gestação”, cita Dr. Ernesto.

O Dr. José Higino Ribeiro dos Santos Jr. (CRM 80.719) também reforça esse sentimento. A área de reprodução humana foi a maneira que ele encontrou de trazer felicidade às pessoas através da medicina, um objetivo que sempre buscou em sua carreira. “O que [me] motivou realmente [foi] a vontade de fazer alguma coisa […] que trouxesse felicidade, que conseguisse realizar o objetivo de alguém”, conta ele sobre a escolha.

Para o Dr. Gustavo Mendonça Borges (CRM/SP 94.121), também é extremamente gratificante pode ajudar casais, através da medicina reprodutiva. Ele se recorda com carinho de pais que conseguiram a gravidez com ele e que enviam fotos do filho no aniversário dele ou até de quem já deu o seu nome para o filho.

“[Medicina reprodutiva] é um dos tipos de tratamento que traz o maior retorno em termos de gratidão do paciente”, considera ele, já que muitos casais quando chegam ao Centro já tentaram inúmeras vezes a gravidez. “Todos os casos que tem gravidez é uma conquista de uma luta de anos, normalmente. Então eles valorizam muito. [Quando conseguimos realizar esse desejo] é muito legal”, conclui ele.

Doze anos comemorando com você

O Centro de Reprodução Humana de Piracicaba foi inaugurado em março de 2008 por meio da iniciativa de um grupo de médicos, que queriam oferecer às suas pacientes de Piracicaba e toda a região, um serviço que dispensasse viagens longas e facilitasse o tratamento.

Atualmente o Centro conta com uma estrutura laboratorial completa, centro cirúrgico, área destinada ao congelamento de sêmen, óvulos e embriões, espaço para coleta de espermatozoides, dois apartamentos exclusivos e sala com equipamento de ultrassom.

Conheça a nossa equipe!

O Centro de Reprodução Humana de Piracicaba está instalado no Hospital Santa Isabel, graças a uma parceria com a Santa Casa de Piracicaba.

Jornalista responsável: Arlete Maria Antunes de Moraes. MTB 0084412/SP.