22 de julho de 2019

Nossa equipe participa de encontro sobre o dia a dia do consultório

Os médicos Ernesto Valvano e Paulo Padovani, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, participaram de encontro sobre o dia a dia do consultório do ginecologista, realizado no dia 13 de julho em Campinas. A orientação foi do médico Carlos Afonso Maestri, ginecologista, obstetra e mastologista, ex-diretor do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba.

Os participantes receberam orientações sobre o gerenciamento da clínica e da vida do médico, além de informações a respeito de inovações em técnicas sobre práticas no consultório, como o uso do DIU (dispositivo intrauterino).

A participação da equipe em cursos faz parte da filosofia do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, instalado há 11 anos no Hospital Santa Isabel, graças a uma parceria com a Santa Casa de Piracicaba. “Neste caso específico, fazemos questão de acompanhar as atualizações sobre o DIU com levonorgestrel, que, além de ser utilizado como método anticoncepcional, revolucionou o tratamento de patologias com causa uterina”, afirma Paulo Padovani.

O médico relata que antes da utilização desta terapia, em cada 10 casos de patologias de causa uterina que provocavam cólicas e sangramentos, 9 eram encaminhados para histerectomia (remoção parcial ou total do útero). “Com o uso do DIU levonorgestrel, para 20 casos, um precisa ser encaminhado para cirurgia”.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação