1 de setembro de 2017

Nossa equipe no 22º Congresso Anual da Sogesp

Receber informações sobre as principais pesquisas desenvolvidas na área, trocar experiências com outros profissionais da saúde e aprender novas técnicas que podem ser utilizadas nos tratamentos estão entre os objetivos da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, que faz questão de participar todos os anos do Congresso da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo). Nesta edição, em agosto, a clínica foi representada pelos ginecologistas Ernesto Valvano e Paulo Padovani.

O 22º Congresso Anual da Sogesp, realizado em São Paulo, teve como enfoque tecnologia e ensino prático. O encontro reuniu aproximadamente 8.000 médicos e profissionais da saúde, que discutiram temas como aleitamento materno, assistência pré-natal e ao parto, diabetes gestacional, medicina fetal, near miss (quase perda) e morte materna, ginecologia endócrina, cirurgia ginecológica, uroginecologia, climatério, planejamento familiar e anticoncepção, e sexualidade.

Nos cursos práticos em ginecologia e obstetrícia, os médicos receberam treinamento sobre as situações mais frequentes e mais graves na sala de parto, como hemorragia pós-parto.

No curso prático de ginecologia sobre novas tecnologias foram abordados temas como utilização de laser em patologia do trato genital inferior, introdução a laparoscopia, aspectos práticos da rotura perineal e cirurgia de alta frequência . “Recebemos informações interessantes sobre tratamentos inovadores de atrofia vaginal, comum no climatério, com o uso de laser e radiofrequência”, destaca Paulo Padovani.

No curso prático de obstetrícia sobre assistência ao parto, foram utilizados bonecos simuladores para tratar de assuntos como vitalidade fetal intraparto, hemorragia puerperal (após o parto), distocia de ombro (emergência obstétrica na qual não há a saída dos ombros logo após a saída da cabeça do feto), parto pélvico e versão cefálica externa (técnica utilizada para girar o bebê dentro do útero) e vácuo-extrator e fórceps.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação