23 de fevereiro de 2017

Infertilidade sem causa aparente tem solução

O casal tenta ter filhos no período de um ano, não consegue, busca ajuda médica e não encontra a causa da infertilidade. O problema é mais comum do que se imagina, mas o alento é que a medicina reprodutiva apresenta soluções para casos como este. A informação é da ginecologista Milena Elisa Goes Dias Silva, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba.

A infertilidade sem causa aparente, na qual todo o protocolo de investigação médica é seguido e não são encontradas alterações que justifiquem o motivo de não conseguir engravidar, atinge 10% dos casais inférteis.

“Há tratamentos para tentar a gravidez nos casos de infertilidade sem causa aparente”, afirma Milena. A ginecologista destaca que, antes de indicar o procedimento mais adequado ao casal, é importante que o especialista em reprodução humana avalie alguns fatores, como tabagismo, obesidade, sedentarismo e idade da mulher.

Como opções de tratamento, o Centro de Reprodução Humana de Piracicaba trabalha com terapias de baixa complexidade (coito programado e inseminação intrauterina) e de alta complexidade (fertilização in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozoide). A ginecologista explica como funciona cada procedimento.

No coito programado, ou “namoro” programado, a ovulação é otimizada com a utilização de medicamento, a paciente é monitorada por ultrassom e orientada sobre o período adequado para manter relações.

A inseminação tem o mesmo processo. Mas no dia da ovulação, os espermatozoides, colhidos e preparados em laboratório, são depositados no útero.

Na fertilização in vitro, o ovário é estimulado com medicamentos. Em seguida, são captados os óvulos, que são fertilizados com os espermatozoides em laboratório. Após desenvolvido, o embrião é transferido para o útero da mulher.

Na injeção intracitoplasmática de espermatozoides, o espermatozoide saudável é escolhido microscopicamente e inserido dentro do óvulo com o auxílio de uma agulha de máxima precisão. Após a formação do embrião, é feita a fertilização in vitro.

A equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba está preparada para orientar casais com infertilidade sem causa aparente sobre o tratamento adequado para cada caso.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Dra. Milena Elisa Goes Dias Silva
Dra. Milena Elisa Goes Dias Silva

Dra. Milena Elisa Goes Dias Silva

Ginecologista | CRM/SP 141.626
  • Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pós-graduação em infertilidade e reprodução humana pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo/Projeto Alfa
Saiba mais