6 de fevereiro de 2017

Quais as vantagens de planejar a gravidez?

Planejar a gravidez é uma forma de deixar a saúde da mulher em ordem para garantir uma gestação tranquila e o desenvolvimento adequado do bebê. O ginecologista José Higino Ribeiro dos Santos Junior, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, destaca a importância de fazer um check-up do casal, cuidar da alimentação e mudar hábitos que possam prejudicar a gravidez. Os preparativos devem ser iniciados ao menos três meses antes da gestação.

“Enquanto a alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes e carboidratos é suficiente para qualquer adulto, a suplementação de vitaminas é essencial à futura gestante”, destaca o ginecologista. Entre os suplementos, ele cita o ácido fólico, que previne que o bebê tenha doenças ligadas ao defeito do tubo neural, fenda labial/palatina, cardiopatia e síndrome de down, além de diminuir o risco de abortos. Também aconselha a ingestão de vitaminas C, d e E, para aumentar a imunidade da gestante, garantindo a saúde do bebê.

Além disso, em consulta prévia, o ginecologista tem a possibilidade de solicitar uma série de exames, evitando que doenças, como a Zika, comprometam a gestação, e verificar se a vacinação da paciente está em dia. “Algumas vacinas, como a Tríplice Viral, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola, são essenciais”, destaca o médico. “É importante destacar que no caso do Zika Vírus, o exame deve ser feito pelo casal”, acrescenta.

A mudança de hábitos, como o uso de cigarro, bebidas alcoólicas e dietas muito restritivas, também é indicada no período que antecede a gestação.
“O cigarro deve ser abolido. Este cuidado precisa ser tomado pelo casal, já que o fumante passivo apresenta os mesmos riscos de um fumante”, alerta o ginecologista. Estudos apontam que o fumo pode ser responsável pela prematuridade, baixo peso ao nascer e riscos de morte do bebê.

A equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba está preparada para orientar os casais que desejam ter filhos e solicitar os exames adequados.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Dr. José Higino Ribeiro dos Santos Jr.
Dr. José Higino Ribeiro dos Santos Jr.

Dr. José Higino Ribeiro dos Santos Jr.

Ginecologista | CRM 80.719
  • Formado em Medicina pela Unicamp
  • Especialista em videolasparocopia e videohisteroscopia pela Febrasgo
  • Residência médica especializada em reprodução humana assistida e Endoscopia ginecológica pela Unicamp.
Saiba mais