23 de janeiro de 2017

O sonho da gravidez

Qual a idade ideal para realizar o sonho de ser mãe? De acordo com a ginecologista Milena Elisa Goes Dias Silva, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, o período ideal, do ponto de vista físico, é de 20 a 29 anos de idade. “Antes, o aparelho reprodutor feminino não está totalmente desenvolvido e, depois, há uma regressão na fertilidade da mulher”, explica.

Dos 30 aos 35 anos, a medicina ainda considera uma época propícia para a gestação. “Este também é o período que muitas mulheres consideram o melhor para a maternidade. Muitas já se casaram e têm posição consolidada no mercado de trabalho. Mas vale lembrar que depois dos 35 anos, as chances de uma gravidez natural começam a diminuir”, diz Milena.

“Os óvulos não se renovam, eles têm a idade da mulher, por isso a fertilidade feminina diminui com os anos, mas seu declínio mais importante ocorre depois dos 35 anos”, explica a ginecologista. “Após os 37 anos, começa a piorar a qualidade dos óvulos”, acrescenta.

Nos casos em que há diagnóstico prévio de problemas, como endometriose ou doenças pélvicas inflamatórias, Milena orienta que os procedimentos na área de reprodução humana sejam realizados no início da vida reprodutiva do casal, de preferência antes dos 30 anos, período em que a reserva ovariana é melhor, assegurando melhores resultados. “Quanto mais cedo o problema for identificado e tratado, maiores serão as chances de sucesso”, afirma.

Em qualquer idade, a ginecologista destaca ser fundamental o acompanhamento médico pré-natal.

A equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba está preparada para orientar os casais que desejam ter filhos.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Dra. Milena Elisa Goes Dias Silva
Dra. Milena Elisa Goes Dias Silva

Dra. Milena Elisa Goes Dias Silva

Ginecologista | CRM/SP 141.626
  • Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pós-graduação em infertilidade e reprodução humana pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo/Projeto Alfa
Saiba mais