13 de janeiro de 2017

Homem que deseja ser pai deve se proteger contra o Zika

Redobrar os cuidados antes e durante o período de gravidez é essencial para que homens não transmitam o Zika Vírus para suas parceiras. O alerta é do ginecologista Paulo Padovani, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba. “É importante que todos os cuidados sejam tomados pelo casal, já que uma das formas de transmissão do zika é também por via sexual, e em 80% dos casos da doença, as pessoas infectadas não apresentam sintomas”, declara.

“O casal que está tentando engravidar ou esperando bebê deve utilizar roupas leves que protejam ao máximo a pele e passar repelentes de boa qualidade”, declara Padovani. Segundo ele, os mais indicados são à base de “icaridina” e precisam ser reaplicados conforme orientação do fabricante.

O médico chama a atenção para que tanto a mulher quanto o homem tomem todos os cuidados adicionais para evitar a picada do mosquito. “O zika é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado, pela transfusão de sangue, por meio de relação sexual desprotegida e via transplacentária, ou seja, da mãe para o feto”, esclarece. Por isso, para evitar a doença, é essencial controlar a proliferação do mosquito, eliminando todos os possíveis criadouros.

#vamosconversar

O Centro de Reprodução Humana de Piracicaba apoia e divulga a campanha Gravidez em Tempos de Zika, da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. O objetivo é levar informações sobre o Zika à população para que as pessoas tomem decisões conscientes e tenham segurança na gravidez. O site da campanha traz matérias e entrevistas com especialistas sobre a doença e formas de prevenção, além de depoimentos de pacientes que decidiram ter filhos.

Confira: http://gravidezemtemposdezika.com.br/

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

 

Dúvidas Frequentes sobre Fertilidade e Gravidez. CRHP - Centro de Reprodução Humana de Piracicaba

Dr. Paulo Arthur Machado Padovani
Dr. Paulo Arthur Machado Padovani

Dr. Paulo Arthur Machado Padovani

Ginecologista | CRM 39.536
  • Formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí
  • Pós-graduado lato-sensu pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e Associação Instituto Sapientiae
  • Especialista em ginecologia e obstetrícia, e habilitação em laparoscopia
  • Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida
  • Possui título de Capacitação em Reprodução Assistida emitido pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida
Saiba mais