11 de novembro de 2015

Congelamento de sêmen é alternativa para preservar a fertilidade

O Centro de Reprodução Humana de Piracicaba aproveita o Novembro Azul para conscientizar pacientes oncológicos sobre a importância da preservação da fertilidade. O congelamento de sêmen garante o sonho dos homens que querem ser pais.

“A radioterapia e quimioterapia para o tratamento de diversos tipos de câncer podem provocar alterações importantes na fertilidade; por isso, recomendamos que todos os pacientes oncológicos em idade reprodutiva e que ainda não tenham filhos congelem sêmen, antes de iniciar o tratamento, como uma chance para tratamentos futuros de reprodução humana, se for necessário”, afirma o urologista Gustavo Borges, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba.

Para os homens que optam pelo tratamento, o urologista Gustavo Borges lembra que a coleta do sêmen deve ser programada antes do início da terapia, sempre em atuação conjunta entre oncologistas e especialistas em reprodução humana.

Quanto maior for o número de amostras criopreservadas, maiores serão as chances de gravidez, pois haverá mais espermatozoides a serem utilizados em posterior reprodução assistida.

No Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, as amostras de sêmen são obtidas em locais reservados para a coleta, no próprio laboratório. Uma solução é adicionada para a proteção dos espermatozoides e os frascos são etiquetados, codificados e datados.

O processo de congelamento começa imediatamente. “O sêmen pode ser armazenado por muitos anos e utilizado quando o paciente estiver curado e pronto para ser pai”, informa Gustavo Borges.

O médico relata que casos de sucesso, com gestação bem sucedida após o descongelamento do sêmen, fazem parte da história do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, instalado no 5º andar da Santa Casa de Piracicaba.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação


DR. GUSTAVO DE MENDONÇA BORGES

Urologista | CRM/SP 94.121

• Formado pela Faculdade de Ciências Médicas Unicamp
• Pós-graduado em reprodução assistida
• Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia