15 de julho de 2015

Conheça algumas causas da infertilidade masculina

Os avanços nos métodos de diagnóstico têm possibilitado aos médicos identificar uma série de condições que causam a infertilidade masculina. Mesmo assim, 25% dos casos ainda têm causas desconhecidas. O médico urologista Gustavo Borges, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, esclarece que, nestes casos, a medicina oferece alternativas, como Fertilização in Vitro, para os casais que desejam ter filhos.

Estudos mostram que a varicocele (uma dilatação das veias do testículo, que forma varizes e aumenta a temperatura testicular), processos infecciosos e disfunções hormonais são algumas das causas reversíveis da infertilidade masculina.

Outras causas que afetam negativamente a quantidade, a estrutura e o funcionamento dos espermatozoides são o uso de anabolizantes, alcoolismo, tabagismo, drogadição, exposição a substâncias tóxicas (no trabalho ou até medicamentos), causas genéticas, doenças congênitas (criptorquidia – nascer com o testículo fora da bolsa), ausência de canais deferentes, obstrução das vias seminais (vasectomia, obstrução do duto ejaculador), entre outras.

Para fazer o diagnóstico correto, o casal deve buscar informações com equipe médica especializada em reprodução humana.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação


DR. GUSTAVO DE MENDONÇA BORGES

Urologista | CRM/SP 94.121

• Formado pela Faculdade de Ciências Médicas Unicamp
• Pós-graduado em reprodução assistida
• Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia